Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Como saberemos se o que acontece conosco é colheita do que fizemos?

            Em Gálatas 6:3-6 está escrito:"Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga. ... Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Este trecho revela claramente que o que semeamos colheremos. Mas só saberemos se o que estamos passando naquele exato momento é consequência do que semeamos se nos observamos diariamente.
            Este é o nosso maior problema. Nós não temos o hábito de nos observarmos. Eu, pelo menos não tinha e, mesmo procurando prestar mais atenção, ainda cometo meus deslizes. Várias vezes já aconteceu comigo de estar indo para algum lugar e só ter percebido quando cheguei lá. Como se tivesse ficado no "piloto automático", peguei meu carro, dirigi pelas ruas de minha cidade e quando cheguei, nem sequer me lembrei se parei nos semáforos que estavam fechados ou não. Já aconteceu de pessoas me perguntarem porque  não as cumprimentei quando passei por elas, mas nem sequer as vi. E, por várias vezes, minha esposa reclamou que não ouvia o que ela pedia, pois não me lembrava realmente que ela havia falado comigo. 
            Um filme que me cairia muito bem é "Click", onde o personagem principal, representado pelo ator Adam Sandler, é um homem que compra um controle remoto de última geração que acaba tomando o controle de sua própria vida. Este filme é uma comédia, mas me vi claramente como o personagem, principalmente quando ele começou a perceber que tudo o que fez foi ter ficado no piloto automático em grande parte de sua vida e só teve alguns momentos de lucidez em que percebeu que seu casamento havia acabado, seus filhos cresceram e quase perdeu a sua própria vida. Se não assistiram, recomendo. É ótimo este filme, principalmente o seu final.  
           Você já parou para observar como você trata as pessoas ao seu redor ou já teve a coragem de perguntar como elas te viam? Quando não observamos nossas atitudes geralmente tratamos bem quem não conhecemos direito, mas tratamos mal os que estão mais próximos. Isto é natural, pois quando estamos conhecendo alguém, estamos mais atentos conosco e temos a tendência de mostrar as nossas qualidades, procurando mascarar nossos defeitos, já que desejamos que tenham uma boa impressão a nosso respeito. Quando as pessoas já nos conhecem o suficiente e percebemos que conquistamos a sua amizade e confiança, ficamos mais relaxados e começamos a nos mostrar como realmente somos, com qualidades e defeitos.
           É por isso que temos que aproveitar todas as oportunidades de fazer o bem às pessoas, principalmente àquelas que estão mais próximas de nós. É muito triste quando percebemos que fomos educados com estranhos, mas estúpidos e ignorantes com nossos conjuges, filhos, pais e amigos. Quando procuramos fazer o bem às pessoas, estamos plantando sementes de bondade, amor e respeito. Com certeza será este fruto que iremos colher. A lei da semeadura serve para todos os aspectos de nossa vida: profissional, financeiro, saúde física, mental, espiritual.
          Temos que estar sempre atentos com nossas atitudes em nosso trabalho, se queremos ter uma carreira promissora, semeando com honestidade, respeitando nossos superiores e colegas de trabalho, e realizando-o da melhor forma possível, procurando a qualificação e o aperfeiçoamento constante, para colhermos os frutos do sucesso profissional.  Se queremos a estabilidade financeira, devemos semeá-la cuidando de nossos gastos, não deixando de separar uma parte para uma eventualidade, pagando os impostos de forma correta e, principalmente para pagar o dízimo de Deus, a parte de nosso salário que separamos em agradecimento a tudo que Ele já nos deu. Aliás, ele deve ser o primeiro a ser separado, pois é  Deus quem abre as portas de um novo emprego e de uma promoção. Para quem deseja saúde física, é necessário semear cuidando da alimentação, da higiene pessoal, realizando atividades físicas e o acompanhamento médico periódico. Quem quiser ter saúde mental, semeie seus pensamentos com boa leitura, com conversas agradáveis, procurando sempre ter bons pensamentos em mente. E quem quiser ter saúde espiritual, procure semeá-la com vigilância, oração e reflexão, lendo a Bíblia, mantendo contato com pessoas que tem fé em Deus, porque seus testemunhos nos dão alento e conforto quando passarmos pelas mesmas difuldades que eles já passaram e alcançaram a vitória.

Mas nós não estamos sozinhos nesta árdua tarefa de auto-observação e semeadura. Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2:13). Além disso, temos um ajudador, um defensor, nosso Paráclito, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, que nos preenche de sabedoria e nos dá o discernimento e diversos dons para sermos testemunhas de Cristo onde estivermos (Atos 1:8). Ele é o Espírito Santo de Deus. Basta pedirmos a Deus que o receberemos conforme consta nas Escrituras em Lucas 11:13. E Jesus é tão maravilhoso que recebemos o Espírito Santo na medida em que desejamos (Ezequiel 47,2-4). Quanto mais pedirmos, mais receberemos. E quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5,22). Basta mantermos a fé, não desistirmos, que no momento certo seremos recompensados.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Você sabe escolher o melhor?

            Quando lemos em Deuteronômio 28, verificamos que podemos escolher entre a benção e a maldição, entre a prosperidade e a escassez, a saúde e a doença, a alegria e a tristeza, a riqueza e a pobreza, para nós, para nossos filhos e para tudo o que fizermos, onde estivermos. Pode ser no lugar em que moramos ou no trabalho em que estamos empregando nossos esforços. Nós não precisamos ficar mudando de lugar para encontrar estas bençãos, a não ser que Deus nos mostre que precisamos sair de onde estivermos.  A única coisa que ele nos mostra é que nós decidimos qual caminho desejamos seguir. Isto é o nosso livre arbítrio.
            Nós temos a liberdade para tomar as nossas próprias decisões e nós podemos escolher o que desejamos para as nossas vidas. Parece fácil, não é mesmo? Mas, por que muitas vezes não acontece isto conosco? Porque somos os responsáveis por nossas decisões e não soubemos escolher o caminho que poderíamos ter nas decisões erradas que tomamos anteriormente. Para falar a verdade, nem sequer sabemos utilizar o nosso livre arbítrio.  Quer uma prova disso? Alguma vez você não teve a sensação de estar tudo bem e algo te aconteceu que estragou o seu dia, ou então sua vida? Ou determinada pessoa te incomoda de tal forma que a simples presença dela acaba com toda a tua alegria?
            É verdade que ocorrem situações em nossas vidas que nos deixam tristes e que algumas pessoas nos incomodam. Mas é verdade também que podemos escolher entre a alegria e a tristeza. É nossa decisão permanecermos tristes ou alegres. Se continuarmos tristes é porque não somos donos de nossas emoções, nem de nossos pensamentos. Quem são os donos são as circunstâncias e as pessoas ao nosso redor. Se temos o hábito de tomar decisões pautados em emoções, geralmente vamos colher problemas lá na frente, porque não soubemos utilizar o nosso livre arbítrio. Nós não soubemos analisar os prós e contras de nossas atitudes.
            Na Bíblia existem vários trechos que falam da lei da semeadura, onde o que plantamos, com certeza colheremos. Nossas atitudes de agora, boas ou más, vão nos trazer bençãos ou maldições lá na frente. Não tem como fugir disso. Nós temos liberdade para semear o que quisermos, mas o que semearmos vamos colher. Não tem como semearmos coisas más e colhermos coisas boas ou vice-versa. O que semearmos de mau, isso colheremos.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Você tem fé?

Sobre fé está escrito na Bíblia em Hebreus 11.1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.” Esta é a afirmação mais simples e mais verdadeira que já conhecemos. Muitas vezes complicamos o seu significado, mas ela é tão simples...  Por exemplo, quando saímos de casa para trabalhar, logo pela manhã, acreditamos que vamos chegar ao nosso trabalho e, após o expediente, chegaremos em casa. Quando vamos fazer uma viajem de férias, acreditamos que ao sair de casa, teremos uma viagem tranqüila, passaremos ótimos momentos no lugar onde iremos e voltaremos em segurança para casa. Do mesmo modo, quando iniciamos algum projeto, acreditamos que o que foi planejado foi o suficiente para que este plano dará certo quando colocado em prática. Cremos que tudo vai acontecer conforme planejamos, ou pelo menos, esperamos. Esta é a fé natural, ou apenas crença, que nos move diariamente a fazer aquilo que pretendemos. Por outro lado, existe a fé sobrenatural. È aquela fé que ocorre quando nada indica que vai acontecer o que esperamos, ou não existe evidências que realmente existem. Podemos estar ou ter alguém próximo com alguma doença grave, em estado terminal, mas cremos que ainda pode haver a cura para este mal. Podemos estar passando por dificuldades financeiras, não temos perspectiva nenhuma de saldar nossas dívidas, mas ainda assim cremos que algo novo vai acontecer e que poderemos saldá-las. Acreditamos que existe alguém que cuida de nós, que quer o melhor para nós, que nos ama e não se importa com o que somos, nem com o que nos tornamos, mas que está sempre pronto para nos ajudar quando mais precisamos dele. No meu caso, este alguém é Deus. Creio que Ele existe, que me criou, que te criou à sua imagem e semelhança, que nos deu oportunidade de termos uma vida eterna através de Jesus Cristo. É por crer em Deus, por acreditar que Ele já nos preparou um lugar em sua morada, que seu amor por nós é incondicional e que o seu melhor já está preparado para recebermos no momento certo é que estou escrevendo estas palavras. Se não acreditasse que provocaria mudança em minha vida e na tua também, ficaria de braços cruzados, sem fazer nada, apenas esperando o tempo passar e os nossos problemas se resolverem como se fosse mágica. A comprovação de nossa fé é a nossa ação. Na Bíblia, existem muitas histórias de homens que colocaram sua fé em prática, como é o caso da história de Noé e do dilúvio, relatado na Bíblia em Gen 6:11 a Gen 9: 19, onde Deus pede para que ele construa uma arca, um grande barco, pois mandaria um dilúvio para acabar com a humanidade. Naquele lugar já não chovia há muito tempo e Noé poderia pensar que estava ficando louco, pois só ele ouvira aquela ordem. Aliás, muitos pensaram isso dele e até o ridicularizaram. Mas mesmo assim ele acreditou e fez da forma em que Deus havia determinado. Com isso ele e sua família foram salvos e a humanidade também, pois eles foram os precursores da nova aliança que Deus faria com os homens. Para chegarmos a agir temos que ter a confiança que chegaremos ao exito. Todos que alcançaram alguma vitória em suas necessidades mais urgentes obtiveram exito porque sabiam que Deus já tinha a recompensa preparada para receberem. E só fizeram isso porque confiaram. Quando Jairo procurou Jesus para salvar sua filha da morte (Mc 5:22-23  e Lc 8:41-42), ele não recebeu sua benção imediatamente. No meio do trajeto, Jesus curou a mulher que há doze anos sofria de uma enfermidade e também um dos servos de um Centurião. Quando estava chegando em casa, seus familiares chegaram para ele e lhe disseram que era tarde demais e sua filha já morrera, mas Jesus imediatamente lhe respondeu: "Não tenha medo, tenha fé" (Marcos 5:36). Foi o que Jairo fez. Continuou confiando que a situação poderia mudar e Jesus ressucitou sua filha. Talvez você esteja há muito tempo esperando um milagre. Mas talvez Jesus esteja esperando que você faça o que Jairo, a mulher e o centuriaão fizeram: foram até Ele porque já o conheciam. Em Hebreus 11.6: "Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor". Você já está próximo dele o suficiente para deixar que tome as rédeas, o controle de sua vida? Você tem confiança o suficiente para saber esperar o momento de receber a benção que tanto deseja? Jairo teve que esperar chegar a sua vez e talvez você ainda não esteja preparado para receber o milagre que tanto deseja. Pode ser que é justamente esta necessidade que você tem que te faz se aproximar de Deus, de Jesus e quando conseguir satisfazê-la, acabe se afastando novamente. Deus cnnhece nossos corações e sabe muito bem o que é melhor para nós. Apenas busque conhecê-lo melhor, ter mais intimidade com Ele, sem ter medo do amanhã, que com certeza, no momento certo será recompensado.  Espero que estas palavras possam nos mover a fazer o que está no nosso alcance, pois para aquilo que não está, Deus existe. Ele é muito superior a nós mesmos, para Ele nada é impossível e se for o melhor para nós, no momento oportuno, Ele realizará.

Abertura

O que está neste blog nada mais é que apenas mais uma semente da palavra de Deus. Sou apenas mais um dos semeadores que passaram ou passarão pela tua vida. Pode ser que não brote em seu coração neste momento, mas creio que algum dia, alguma palavra de Deus vai te tocar e vai provocar uma “Rema”, uma palavra forte que vai te trazer mudança de vida, vai te trazer transformação e milagre. Tudo vai depender de como está o teu coração no momento que ler estas mensagens ou qualquer palavra da Bíblia, pois ela é viva e eficaz e jamais volta vazia. Na Bíblia, Jesus relata sobre a Parábola do Semeador (MT.13:1 a 23/ Mc.4:1 a 20/ Luc.8:4 a 15), onde demonstra que nosso coração pode estar à beira do caminho, num terreno pedregoso, entre os espinhos ou em terra fértil e então dar frutos. Tudo depende do momento em que estejamos vivenciando. Pode ser que hoje nada que você leia toque teu coração ou então algo sobrenatural aconteça e mude completamente a tua vida. Sei que tudo ocorre no momento certo e quem sabe qual é o momento é Deus. Ele comprova isto nas parábolas do Senhor da Vinha (Mateus 20.1-16) e do Filho Pródigo (Lucas 15.11-21). A primeira relata a história de um dono de uma vinha que ia procurar trabalhadores em vários horários diferentes e no final acaba pagando o mesmo valor por aqueles que foram trabalhar no início da manhã e àqueles que foram no final da tarde. A mensagem principal deste trecho é que Deus vai nos dar o mesmo pagamento a todos nós: a vida eterna. A diferença é que alguns vão aceitar a Palavra antes de outros, ou seja, no momento certo para suas vidas. Quanto à parábola do Filho Pródigo, conta a história de um rapaz que resolveu pedir a sua parte na herança para seu pai, porque queria viver sua vida. No final, se arrepende e volta para casa, onde seu pai vai ao seu encontro e prepara uma festa pela sua volta. È isto que Deus faz conosco. Ele nos espera até o último momento e quando voltarmos para Ele, estará de braços abertos aguardando nosso retorno.