Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

As lições do livro de Jonas

Quando lemos o livro de Jonas, percebemos o quanto se identifica com muitos de nós. O livro começa com uma ordem de Deus de que Jonas deveria ir para uma cidade chamada Nínive, capital da Assíria naquela época, para pregar o arrependimento àquela cidade, que era promíscua e idólatra, pois, se não arrependesse, Deus iria destruir aquele povo.

Mas, Jonas tinha um problema com aquela cidade. Ele possuía feridas que foram construídas desde quando era criança. Consta na Bíblia que o Império Assírio guerreou por muito tempo contra o povo de Israel. Várias vezes atacou aquele povo e conforme historiadores, quando um povo começava uma batalha ou uma guerra, logo tentavam capturar os profetas da nação que estava sendo atacada para matá-los, pois acreditavam que, se não tivesse um profeta os orientando, não teriam um contato direto com Deus, para os orientar como se defender ou ganhar a guerra.

O último lugar em que um profeta judeu gostaria de ir para uma viagem missionária naquela época era Nínive. O que então, Jonas fez? Ele era um homem de Deus, mas tinha uma personalidade forte. Podemos dizer que era muito teimoso, cabeça dura, mesmo. Na sua teimosia, ao invés de ir para Nínive, conforme Deus ordenara, pegou um navio e foi para uma cidade em direção totalmente oposta. Por causa da teimosia de Jonas, Deus mandou uma tempestade muito forte. Os tripulantes no navio ficaram apavorados, achando que iam afundar e foram verificar porque estava acontecendo aquela situação. Jonas percebeu que ele era o motivo para esta tempestade. Como era um profeta de Deus, falou que o jogassem ao mar que ela logo cessaria. Foi o que aconteceu. Logo que foi jogado no mar, a tempestade passou e todos no navio ofereceram sacrifícios e promessas a Deus.

Jonas começou a nadar em direção a Nínive e, para evitar que se afogasse, Deus mandou um peixe grande que o engoliu e o levou até lá. Ele ficou naquele peixe durante três dias, até que foi vomitado na praia mais próxima daquela cidade.  Dentro do peixe, Jonas faz um voto que cumpriria que Deus o ordenara. Agora pergunto: como uma pessoa faz o que lhe pedem quando não tem vontade de fazer aquilo? É óbvio. De qualquer jeito. E foi assim que Jonas fez. Percorreu em um dia aquela cidade que levaria uns três dias para completá-la, gritando em alta voz que aquela cidade seria destruída em 40 dias se não se arrependesse (Jonas 3.3-4). A sua pregação foi no máximo de 7 palavras, mas o impacto dela foi surpreendente, até para Jonas. O povo se arrependeu e até o rei publicou um decreto para que se arrependessem também.

Quando Jonas percebeu que Deus havia perdoado Nínive, ele ficou muito bravo com Deus. Emburrado, orou para que Deus o matasse, construiu um abrigo e se deitou na sombra dele, esperando o que ia acontecer. Então Deus fez crescer uma planta que fez surgir uma sombra sobre Jonas. Com certeza ele adorou, pois novamente brigou com Deus quando, no outro dia, a planta havia desaparecido e no lugar dela veio um sol escaldante e um vento quente. “9) Mas Deus perguntou: -Jonas, você acha que está certo ficar com raiva por causa dessa planta? Jonas respondeu: -É claro que tenho razão para estar com raiva e, com tanta raiva, que até quero morrer! 10) Então o Deus Eterno disse: -Essa planta cresceu numa noite e na noite seguinte desapareceu. Você nada fez por ela, nem a fez crescer, mas mesmo assim tem pena dela! 11) Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!” (Jonas  4.9-11)

Quais as lições que Deus quer nos ensinar através da leitura deste livro?
1)      Tem certos momentos que Deus nos ordena a tomar decisões muito difíceis de serem realizadas. Mas elas servem para tratar-nos, para curar-nos, para libertar-nos. Foi assim que Deus quis fazer com Jonas. Ele queria tirar as mágoas e o ódio que cresceram em seu coração.
2)      Mas nós somos desobedientes. Em vez de obedecermos, procuramos fazer as coisas da nossa maneira, do nosso modo. Pensamos que o nosso jeito é melhor do que jeito de Deus e assim fazemos. A conseqüência é que acabamos passando por muito mais tempestades em nossa vida, do que haveríamos de passar, se obedecêssemos as ordens de Deus, pois desfrutaríamos ainda mais de suas bênçãos.
3)      Tem certos momentos que tempestades aparecem em nossas vidas, mesmo quando não a provocamos. Mas as nossas atitudes durante estas dificuldades, podem impactar as pessoas que estão a nossa volta, a ponto delas mudarem suas vidas também.
4)      Deus permite estas tempestades, pois se preocupa muito com a sua criação. Ele se preocupa muito com esta humanidade tão individualista, perversa e cruel dos dias atuais. Quando foi ordenar aquela missão, Deus queria mostrar para Jonas e para nós também, que Ele é amor (1 João 4.8). Isto quer dizer que, não importa as dificuldades que Deus nos permite passar e as decisões que temos que tomar, Ele nos ama incondicionalmente. Não importa a mágoa que sofremos por alguém, devemos perdoar a essa pessoa, não para nos sentirmos superiores a ela, mas porque Deus é amor. Não importa se o relacionamento está difícil entre os casais, entre pais e filhos e entre aqueles que, mesmo cirscunstancilmente, estão próximos um do outro, como colegas de trabalho, de estudo, ou vizinhos um do outro. Importa  que devem continuar tentando seguir em frente, juntas, porque Deus é amor e vai ajudar a superar estas crises. Não significa que vai haver uma melhora  imediata neste relacionamento, como num passe de mágica. Em alguns momentos virá uma tempestade, em outros, uma sombra refrescante, em outros um sol escaldante. Não vai ser fácil é verdade. Mas, para evitar de acontecer conosco o que aconteceu com Jonas, obedecer é melhor sacrificar (1 Samuel 15.22). O que importa é que Deus nos ama e a prova de seu amor por nós é que enviou seu único filho para morrer em nosso lugar, por nossos pecados, para que todo aquele que nele acreditar não morra, mas tenha a vida eterna  (João 3,16).
5)      Se Deus foi capaz de perdoar uma cidade inteira por causa de seu arrependimento e Jesus foi capaz de morrer por toda uma humanidade pecadora, por amor a nós, para nos salvar de morte eterna, quem somos nós, para continuarmos com esta cabeça dura, esta teimosia, e não obedecemos a Ele, fazendo o que Ele nos ordena, perdoando a quem nos magoa, e arrependendo de nossos pecados,  confessando,  através de nossas atitudes, que Jesus é nosso Salvador, Senhor e Mestre?

Louvado seja o nosso Deus e Pai, pois Ele é amor. Ele conhece as nossas limitações. Ele sonda e conhece o nosso coração. Por nos conhecer e nos olhar com um amor infinito, Ele é lento para irar-se conosco e rápido para nos perdoar. O melhor de tudo é que suas misericórdias se renovam a cada manhã. Nós podemos pecar, mas sabemos que temos um Pai sempre disposto a nos perdoar. Basta nos arrependermos, confessarmos os nossos erros e estarmos dispostos a mudarmos a nossa atitude, que Ele nos perdoará e nos ajudará.Amém!Aleluia!
  

Nenhum comentário: