Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Deus e o tráfico

Há alguns dias, dois fatos chamaram minha atenção a respeito das respostas que Deus tem dado para a libertação dos usuários de drogas e dos envolvidos no tráfico delas. Estas estão entre as maiores preocupações que tenho a respeito do avanço do uso indiscriminado de drogas atualmente no Brasil e no mundo. Por este motivo senti o desejo de compartilhá-los.

O primeiro ocorreu durante uma ministração que eu estava assistindo. O pregador relatou um fato ocorrido com um pastor amigo dele sobre o trabalho daquele amigo em uma das favelas no Rio de Janeiro. Ele explicou que, antes de se fazer um trabalho pastoral em favelas controladas pelos traficantes é necessário pedir autorização do chefe do tráfico daquele local. 

Quando aquele pastor apresentou-se para o traficante, começaram a conversar. O traficante falou que ele não utilizava drogas, ele apenas as vendia, pois ele era inteligente e sabia que a droga podia interferir em suas “idéias”. Contou também que até aprovava o trabalho missionário na comunidade, pois era uma forma de dar uma orientação para os moradores daquela favela. Um dos seguranças que lá estavam pediu para seu chefe lhe contar o que havia acontecido há pouco tempo naquele lugar. Aquele traficante narrou mais ou menos assim:

- Pastor, aconteceu uma invasão de um grupo rival ao nosso morro. Tentaram invadir as nossas bases, mas pegamos quase todo aquele pessoal. Só um sobreviveu, pois pediu misericórdia. Trouxeram aquele rapaz para que eu decidir o que fazer com ele. Nisto uma voz apareceu em minha mente dizendo que não era para matá-lo. Então falei para aquele rapaz que aquele dia era seu dia de sorte, pois ele decidiu não matá-lo. Mas iria fazer um teste com ele. Falei que era para sair correndo daquele local e descer o morro e que entrasse na primeira igreja evangélica que tivesse com as portas abertas. Se ele não entrasse, ele ia morrer, pois botei dois de meus seguranças para seguí-lo e matá-lo se resolvesse fugir. Na primeira igreja que ele viu ele entrou. Meia hora depois meus seguranças me ligaram dizendo que ele estava chorando naquela igreja perguntaram o que era para fazer com ele. Disse para ficarem com ele e esperar o que ele ia fazer depois. Uma hora depois  ligaram que ele continuava chorando. E continuaram me ligando durante as duas horas e meia que aquele rapaz ficou chorando naquela igreja. Depois ele foi embora. Passado um tempo aquele jovem voltou para conversar comigo. Ele me falou que sua família era de uma igreja evangélica, mas que ele era desviado e decidiu ir para o caminho das drogas. Mas naquele dia Deus decidiu libertá-lo. Por este motivo ele estava lá para agradecer a mim por não tê-lo matado e pedir a minha permissão para ser missionário na minha comunidade. Pastor, hoje ele é nosso missionário aqui no morro.

Aquele fato me fez chorar de alegria. Como é incrível a ação de Deus na vida das pessoas. Usar um traficante para libertar um rapaz das drogas e do tráfico é algo inimaginável. Só Ele para pensar deste jeito. Já estava radiante de alegria pela semana inteira. Para mim era a resposta de Deus que ele está agindo contra este mal que está acabando com os nossos jovens. Só que Deus não apenas responde. Ele confirma. 

E um outro fato veio pela televisão para testificar a vontade de Deus de responder as nossas orações. Foi no programa Caldeirão do Huck. O Luciano, apresentador daquele programa, foi convidado por um dos líderes do grupo Afroreggae para fazer uma matéria a respeito de uma corrida que aconteceria na subida ao morro do cruzeiro para lembrar daquela fuga dos traficantes na ação integrada da policia e do exército para a invasão do Complexo do Alemão (um conjunto de favelas no Rio de Janeiro) na guerra contra o tráfico.
Conforme a matéria foi se desenvolvendo, fui percebendo o direcionamento de Deus nela. Foram apresentados ex-traficantes que agora colaboram com o Afroreggae na ajuda a ex-condenados e ex-participantes do tráfico naquele morro. O ponto alto daquela matéria foi a apresentação de um ex-integrante de um grupo que comandava o tráfico. Ele decidiu abandonar o tráfico e começar a trabalhar fazia três anos. Quando entraram naquela casa viram o quanto era difícil para aquele rapaz manter a sua família.
Perguntado sobre o quanto recebia naquele trabalho, respondeu que recebia em torno de R$ 520,00 mensais. Perguntado sobre o quanto recebia quando trabalhava para o tráfico, respondeu que recebia R$ 3.000,00 por mês. Perguntado sobre o que melhorou a sua vida já que ganha bem menos que antes, ele respondeu que agora podia andar na rua de cabeça erguida e isto nenhum salário paga.

Aquilo para mim foi uma ação de Deus em sua vida. Deus colocou no coração daquele homem o desejo de mudar de vida. De ter uma vida digna. Era emocionante a imagem de sua mãe radiante de felicidade. A mãe dele sofreu por muito tempo, pois desde a adolescência aquele jovem estava envolvido com o tráfico. Por várias vezes correu risco de vida, mas Deus o protegeu. Porque queria, através da vida daquele ex-traficante, mostrar que pode mudar as nossas vidas. Não importa o estado em que nós estamos. Pode ser um estado que todos dizem que não tem mais jeito. Deus prova que para Ele nada é impossível. Que o pior dos pecadores merece uma chance. Que ama incondicionalmente a todos nós. Ele odeia nossos pecados, mas seu amor é superior a qualquer situação.

Temos que glorificar a Deus pela vida daquele ex-traficante. Temos que glorificar, porque, através de um programa que não é considerado gospel, através de um projeto do Grupo Afroreggae, que também não se classifica cristão, Deus mostrou a sua ação misericordiosa. Tenho certeza que muitos que viram aquele programa de televisão se sensibilizaram com aquela matéria. Principalmente aqueles que estão vivendo a vida que aquele jovem vivia, mas agora encontraram uma motivação para acreditar que querendo, tendo opinião, decidindo mudar, eles conseguirão.

Glorifico a Deus por isto. Espero que muitos outros sigam aquele exemplo, que é para a Glória de nosso Pai. Louvado seja o Senhor. 

Nenhum comentário: