Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

sábado, 21 de maio de 2011

Uma lição de sabedoria

Um empresário se considerava feliz e realizado. Seus negócios estavam tornando-o cada vez mais rico, e, naquele dia, acabou de fechar mais um novo empreendimento que lhe renderia milhões. Antes de voltar à sua casa, deu uma parada rotineira numa cafeteria que ficava próxima à sua empresa. Encontrou alguns amigos, e lhes contou sobre o grande negócio que havia feito naquele dia. Ele realmente estava bem contente com aquele investimento. Quando estava saindo, algo o deixou com uma sensação de curiosidade. Era um gari que estava limpando o calçadão bem à frente  de onde estava.

Dava para perceber que aquele gari também estava radiante de alegria, pois cantava e dançava enquanto trabalhava. Aquele fato deixou o empresário curioso para saber o motivo de tanta felicidade. Com certeza, não seria o mesmo que o dele, que estava ficando mais milionário. Foi até a direção daquele homem e perguntou o motivo de sua felicidade. O gari lhe respondeu que estava muito feliz porque naquele dia pagou a última prestação de sua casinha. Tinha muito que agradecer a Deus porque sua família era maravilhosa. Tinha uma esposa que o amava e tinha filhos que o amavam. Tinha vários amigos de confiança que poderiam socorrê-lo quando estava em dificuldades. Tinha um emprego que para ele era digno. Ele adorava aquela profissão. Ele sabia que ela era importante para manter a cidade em que mora limpa. Por isso, se considerava um homem feliz.

O empresário, que estava muito feliz, naquele instante ficou muito triste. Ele viu o quanto sua vida era vazia. Com o dinheiro que possuía, podia comprar vários imóveis no mesmo valor da casa daquele gari. O que quisesse ter ele podia comprar sem nenhum esforço, sem nenhuma dificuldade. Mas, ele compreendeu que não tinha ninguém. Não tinha uma família, muito menos filhos. Tinha companheiros das noitadas e baladas, mas amigos verdadeiros, em quem sentia confiança, não tinha. Aliás, no mundo de negócios que ele estava, era difícil ter amigos, tamanha era a concorrência do mercado. Percebeu que era sempre rodeado de pessoas que se aproximavam dele, porque era muito conhecido na alta sociedade e era ele quem geralmente pagava a conta das  baladas deles.  Ele se sentia muito importante fazendo isto, gostava até. Aquilo lhe dava sensação de poder. Mas ela foi por água abaixo ao conversar com aquele gari. Ele, que pensava ter tudo, viu que não tinha nada. Quem tinha tudo era o gari e não ele.

Assim acontece quando o referencial de sucesso e felicidade está distorcido. Muitos calculam o valor de suas vidas pelo que têm, ou pelo seu reconhecimento dentro sociedade elitista. Não pela pessoa que realmente é. Seu foco de visão também está errado. Seus olhos estão voltados para a direção errada. Só olham aquilo que está ao seu alcance. Ou melhor, só vêem aquilo que querem ver. Ao que parece, estão com os olhos tapados e não compreendem a grandeza da uma vida simples e acima de tudo, grata ao Senhor.

Aquele gari aprendeu a agradecer pelas poucas coisas. Pelo amanhecer, pelo anoitecer, pelo seu trabalho, pela sua família, pelas dificuldades, por seus amigos. Ele entendeu que era um homem abençoado. Ele compreendeu o que significa vida plena. Vida plena é uma vida cheia de Deus. E quem tem uma vida cheia de Deus, jamais está triste. Pode passar por momentos de tristeza, é verdade. Todos nós estamos sujeitos a isso. Mas logo lembram-se de tudo o que Deus já lhes deu e voltam a se alegrar com sua vida. Ele tornou-se um sábio, pois aprendeu a discernir os momentos bons dos maus e que estes momentos jamais são eternos.

Salomão foi considerado o homem mais sábio da Bíblia. Foi também o mais rico. Mas a sua riqueza permitiu que ele conhecesse muitas mulheres. Teve mais de mil mulheres. E, por causa destas mulheres, acabou se afastando de Deus, caindo em pecado. Ao ficar velho, não tinha mais como sair com as mulheres, voltou a repensar a sua vida e começou a compreender melhor a razão de sua existência. Nesta época, escreveu o livro de Eclesiastes. No capítulo 9, versículos 14 a 17, ele fala o que acontece quando damos importância apenas pela aparência: “Havia uma pequena cidade onde morava pouca gente. Com o seu exército, um rei poderoso atacou a cidade, construiu rampas de ataque em redor dela e se preparou para derrubar as suas muralhas. Morava ali um homem que era pobre, mas muito inteligente; era tão inteligente, que poderia ter salvado a cidade. Acontece que ninguém se lembrou dele. Eu sempre achei que a sabedoria é melhor do que a força; mas ninguém acredita que uma pessoa pobre pode ser sábia e ninguém presta atenção no que ela diz. É melhor ouvir as palavras calmas de uma pessoa sábia do que os gritos de um líder numa reunião de tolos.”

Mas um dos trechos que mais reflete a sabedoria de Salomão é o conselho que ele dá para aqueles que pretendem chegar a uma velhice abençoada: Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida." Lembre dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora. Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar. Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas. Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas. A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte. Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu. (Eclesiastes 12.1-7)

Que nos tornemos sábios como aquele gari e compreendamos o real valor que Deus dá para nossas vidas. É o que desejo, humildemente, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Louvado seja o Senhor!!

Nenhum comentário: