Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

O que fazer quando não existe mais saída?

            Vou usar um exemplo bem claro de uma situação que ocorreu na Bíblia, onde o povo hebreu acabara de fugir do Egito. O faraó ficou irado com essa fuga, começou a perseguí-los e  os colocou numa encruzilhada: à sua frente havia o mar e ao lado montanhas. Não havia mais saída para escapar. No texto que segue em Êxodo 14:9-16, veremos o que foi feito. "E aproximando Faraó, os filhos de Israel levantaram seus olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?  Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto.Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis. Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco".

Observando o texto veremos claramente algumas atitudes:
1) Eles se apavoraram. Quando o nosso temor é muito grande, perdemos a razão. Não conseguimos encontrar as melhores soluções para nosso problema. Por este motivo, paralisamos. Não sabemos para que lado ir.
2) Eles quiseram desistir. Retroceder parece a melhor solução. No caso dos hebreus, muitos pensaram que era melhor voltar para a escravidão do Egito. Deus estava lhes dando uma oportunidade de uma vida livre, uma benção para suas vidas e na primeira dificuldade que apareceu, já queriam desistir da vitória alcançada.
3) Eles murmuraram. Quando estamos sem saída temos a tendência de reclamar da situação. Quando reclamamos, não conseguimos analisar racionalmente qual a melhor decisão a ser tomada.
4) Eles colocaram a culpa em Moisés. Não costumamos fazer isto também? Em muitas vezes nos colocamos em encruzilhadas por nossos próprios atos, mas o orgulho nos impede de ver que o erro está em nós. Sempre a culpa está no outro. Encontrar o culpado vai resolver o problema?
5) Mas Moisés manteve a serenidade. Ele sabia que Deus estava no controle de tudo e cumpriria a promessa da libertação para seu povo. Ele não perdeu o foco da decisão que havia tomado e manteve-se confiante que Deus agiria e resolveria esta situação.
6) Moísés clamou a Deus. Ele orou, pois sabia que Deus estava ouvindo o seu clamor. Ele tinha intimidade com Deus e sabia de sua proximidade com Ele. Quanto mais intimos de Deus estamos, mais confiantes Nele seremos e imediatamente nos responderá, quando necessário.
7) E Deus o repreendeu. Deus já havia feito a promessa. Moisés já tinha os recursos para seguir em frente: a vara e a poderosa mão de Deus. Nós também fazemos o mesmo...Em algumas situações temos até a resposta. Sabemos o que fazer para resolver nossos problemas. Mas ficamos esperando de Deus uma outra solução. Esperamos um milagre para aquilo que está ao nosso alcance. Agir daquela forma é difícil, pode causar sofrimento, podem haver perdas. Questionamos a Deus: tem certeza que é por este caminho? Esta é a única solução que o Senhor nos apresenta? É agora que temos que agir? Dê-nos um sinal!!Como se Deus fosse enviar um trovão, respondendo que sim. Várias vezes perdi o milagre, porque não fiz conforme o que Ele havia mandado.
8) Mesmo assim Deus demonstrou seu amor e fidelidade. Mandou Moisés dizer ao povo que marchasse, que continuasse na caminhada. E foi o que ele fez. Obedeceu à ordem de Deus, falou para o povo seguir em frente, pegou a sua vara e a fendeu no mar. Deus fez o restante: o mar se dividiu ao meio, o povo conseguiu passar em segurança e os egipcios não conseguiram pegá-los (Exodo 14:17ss).
          
           É isso que Deus manda fazer: não temer diante de uma situação sem saída, não desistir durante a adversidade, não reclamar, não procurar culpados, manter a serenidade, confiar Nele, pedir sabedoria para tomar a melhor decisão, verificar quais os recursos que ainda existem,  fazer o que estiver em seu alcance conforme Ele determinar, que o impossível ficará por conta dele.

Nenhum comentário: