Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

terça-feira, 25 de maio de 2010

O que fazer quando a resposta não vem como desejamos?

Quando passamos por dificuldades, geralmente desejamos resolver estes problemas rapidamente. Isso é muito natural nos dias de hoje, uma vez que estamos na era da informação. Vivemos num momento que o fast-food é a comida diária das pessoas, quase não se tem mais tempo para nada, se tivéssemos 27 horas no dia, pareceria que não seria suficiente.  Precisamos e somos cobrados para ontem. Em quase tudo em nossa vida o "agora" é o mais importante. O depois e o aguarde são expressões quase que esquecidas em nossos vocabulários.

Por nossos hábitos e costumes, temos a tendência também de querer respostas de Deus da forma mais imediata possível. Só que para Ele, não funciona desta maneira. A relação temporal de Deus não é a mesma que a nossa. Para Ele um dia pode se transformar em uma fração de milésimos de segundos e também meses, anos ou séculos. É nesta diversidade temporal que existe o problema. Temos a impressão que Ele não ouve as nossas orações. Eu mesmo cheguei a ter estes pensamentos, uma vez que oro para receber uma benção a mais de três anos e a cada ano que passa, mais ela parece distante acontecer. Cheguei até a pensar que o que eu acredito ser uma benção para minha vida, na verdade seria para mim causa de ruína e destruição, mas acabei compreendendo que Deus nos responde através de três formas: SIM, NÃO e ESPERE. Resolvi então esperar para receber a benção que tanto desejo, pois sei que quando recebê-la, vai valer a pena todos estes anos que tenho aguardando tomar posse desta promessa.

Em outros momentos, na nossa impaciencia acabamos tentando resolver nossos problemas dando uma "mãozinha" para Deus, como fizeram Abraão e Sara. Deus havia prometido que ele teria uma enorme descendência (Gênesis 15,5) quando ele tinha por volta setenta e seis anos. Como se passaram dez anos e nada tinha acontecido, Sara ofereceu uma de suas escravas, Hagar, para que Abraão se deitasse com ela e pudesse ter filhos e deste arranjo nasceu Ismael (Genesis 16). Resultado: desta descendência nasceu o povo do oriente médio, cuja maioria segue a religião muçulmana, que tem conflitos com Israel e com diversos países ocidentais de religiões judaico-cristãs. Deus, no final das contas, acabou cumprindo o prometido e Abraão concebeu Sara quando tinha 99 anos de idade, quando já era impossível que tivesse filhos. Isso mostra que quando tentamos ajudar a Deus no que já está em seu controle e que ainda não foi dada a resposta, acabamos atrapalhando todo o processo e Ele acaba tendo que começar tudo novamente.

Eu também fiz como Abraão por diversas vezes e sempre acabei estragando tudo. De qualquer forma, aprendi que ainda não era o momento certo de receber esta benção, pois EU não estava preparado ou talvez não saberia dar o devido valor a algo que hoje é tão importante para mim. Eu acabaria tomando as mesmas atitudes que muitas pessoas fizeram ao procurarem Jesus apenas para receberem os milagres que desejavam: cura para enfermidades, restauração financeira,  restauração familar ou qualquer outra necessidade. Muitos, após receberem, acabaram se afastando dele e até fizeram parte do grupo que o acusava quando foi condenado a morrer na cruz.

Esse é nosso maior problema. Na maior parte das vezes, lembramos de Deus quando estamos passando por dificuldades e esquecemos dele quando está tudo bem. Poucos de nós lembram-se de orar agradecendo as bençãos recebidas, apenas para pedir novas bençãos, pois sempre aparece algo novo para desejarmos. Infelizmente, nossos olhos estão voltados para as coisas terrenas, como descreve o apóstolo Paulo em Filipenses 3,19. A partir do momento que nos lembramos que nossas preocupações devem estar voltadas primeiramente para o Reino de Deus e sua Justiça, pois as demais coisas virão por acréscimo (Mateus 6,33) e por mais que nos preocupemos, isto não acrescentará uma hora a mais em nossa vida (Mateus 6,27), começamos a mudar nossas atitudes e aprender o real significado da palavra perseverança. Com isso aprendemos a esperar a resposta de Deus no momento oportuno.

Enquanto a resposta não vem, nada impede de fazermos conforme fez o cego Bartimeu, narrado em Marcos 10:46-52: "46) E assim eles chegaram a Jericó. Mais tarde, quando deixavam a cidade, uma grande multidão ia atrás. Aconteceu que um mendigo cego chamado Bartimeu (filho de Timeu) estava sentado à beira da estrada.47) Quando Bartimeu soube que Jesus de Nazaré estava perto, começou a clamar: "Jesus, Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!"48) "Cale a boca!" gritaram para ele algumas pessoas. Porém ele clamava ainda mais alto, sem parar; "ó Filho de Davi, tenha misericórdia de mim!"49) Quando Jesus o ouviu, parou ali na estrada e disse: "Digam-lhe que venha cá! Então chamaram o cego. "Anime-se", disseram eles; "venha, Ele está chamando você!"50) Bartimeu arrancou a capa e a atirou para o lado, de um salto ficou em pé e foi a Jesus.51) "Que quer que Eu faça para você?" perguntou Jesus. "Mestre", disse o cego, "eu quero ver!"52) Jesus lhe disse: "A sua fé curou você". No mesmo instante o cego pôde ver e seguia a Jesus pela estrada afora!"

Conforme a narrativa, quanto mais gritavam para o cego parar de pedir misericórdia, mais forte ele gritava. Ele clamava sem parar, até que Jesus ouviu seu pedido. É assim que devemos fazer. Enquanto não existe resposta, temos que clamar pedindo a misericórdia de Jesus para atender ao nosso pedido. Mas, como somos seres humanos, enquanto a resposta não vem, seja ela sim ou não para o que pedimos, a ansiedade aparece e com isso a preocupação aumenta a cada dia. Na verdade, a preocupação se torna um multiplicador de sofrimentos, pois nos angustiamos com algo que ainda está por vir e pode ser que o problema não seja tão grave quanto esperamos e no final percebemos que sofremos por antecipação. Por isto Deus nos revela em Filipenses 4:6-7: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." Como Ele é maravilhoso. Ele nos quer tão bem que já nos manda uma paz imcompreensível  nos momentos de aflição, de angústia, de perdas, de derrotas. É por isso que em nossas orações e súplicas, devemos estar agradecidos, pois Deus jamais deixou um pedido sem resposta. Afinal, "Deus não é como os homens, que mentem; não é um ser humano, que muda de idéia. Quando foi que Deus prometeu e não cumpriu? Ele diz que faz e faz mesmo."(Números 23:19). 

E quando a resposta que desejamos é não? Paulo, um dos maiores seguidores de Cristo passou por esta situação, como narrado em 2 Corintios 12:7-9: "7) E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. 8) Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. 9) E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 10) Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte."

Como vemos, Paulo orou por três vezes para se livrar de um problema que o incomodava. Mas a resposta de Deus foi: "A minha graça te basta". Que resposta, hein? Parece um tapa na cara. Estamos com enormes dificuldades, necessitando resposta imediata de Deus em alguma situação que tanto nos incomoda e Ele responde simplesmente que a sua graça já é o suficiente. Dependendo de nossa fé, chegamos a duvidar se nos ama realmente. Mas como é rico o exemplo de Paulo. Ele compreendeu que Deus permitiu aquela situação justamente para ser quebrantado o seu coração e cada vez mais se tornasse dependente dEle. É justamente neste momento de fraqueza e total dependência em Deus que seu poder se manifesta em nós. O que temos que fazer, então, quando recebemos o não como resposta, é procurar compreender qual é o propósito de Deus por estarmos passando por determinada situação. Creio que se não estiver conseguindo compreender agora, em algum momento futuro você compreenderá e no final, ficará grato a Ele por ter respondido com um "não" a essa necessidade que tanto o preocupa.  Demos Glória a Deus por isso!!!







Um comentário:

Isaac disse...

A Paz do Senhor , estou seguindo o seu blog, é muito bom falar de Jesus visite o meu, http://doaemquemdoe.blogspot.com/