Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Que atitudes devemos tomar quando passamos por dificuldades?

Vamos tomar como exemplo duas histórias que ocorreram na Bíblia.  A primeira é a história de Jó (livro de Jó). Ele era um homem temente a Deus, que fazia sacrifícios por si e por todos de sua família, a ponto de Deus demonstrar o quanto se agradava com ele. Satanás fez uma aposta com Deus, que  permitiu colocá-lo à prova. Por este motivo, Jó perdeu tudo: bens, riqueza, filhos, amigos, saúde. Se lermos toda sua história perceberemos que ele passou por uma série de conflitos pessoais e espirituais, mas não perdeu sua fé. Por isso, Deus o restituiu tudo o que foi tirado e ainda deu o dobro do que já tinha antes.

Na outra, verificamos a história de José, relatada no livro de Genesis a partir do capítulo 37. José, quando tinha 17 anos relatou sonhos à sua família em que seus irmãos e seus pais se inclinavam a ele. Seus irmãos, que já não gostavam da idéia dele ser considerado predileto por seu pai acabaram vendendo-o como escravo e foi para o Egito. Enquanto escravo,  teve atitudes tão louváveis que acabou se tornando o homem de confiança de seu dono e sua mulher acabou querendo tê-lo como amante. Como ele recusou, ela acabou acusando-o de tentar se aproveitar dela e acabou sendo preso. Na prisão, tornou-se homem de confiança do carcereiro e acabou conhecendo o copeiro do rei, para o qual decifrou um sonho. O copeiro prometeu recomendá-lo ao imperador e acabou esquecendo-se dele por três anos. Mas quando se lembrou dele, foi numa situação tão importante que acabou tornando-se o governador do reino, segundo homem mais importante de todo o Egito, treze anos após o seu sonho.

Se Jó e José ficassem se lamentando pelas injustiças  que sofreram, com certeza não conseguiriam conquistar tudo o que conseguiram. Este foi o diferencial de suas vidas. Durante o período em que estiveram passando dificuldades, ainda continuaram semeando bençãos para suas vidas, através da firmeza de caráter e da confiança em Deus que estava no controle de tudo. Jó acaba compreendendo que antes conhecia Deus apenas por ouvír falar dele, mas agora o via com seus próprios olhos (Jó 42:5). É por isto que devemos estar atentos, vigilantes, para não desistirmos da benção no meio do caminho.

Nos livros de Êxodo e Números, é narrada a fuga do povo hebreu do Egito para Canaã, a terra prometida. Eles tiveram que passar pelo deserto por quarenta anos, para tomar posse da promessa. O deserto lembra escassez, falta de recursos, mas tanbém é lugar de milagres. Se não tivermos uma fé firme, fatalmente desistiremos durante a provação e não receberemos as bençãos que tanto esperamos e pode ser que esteja próximo de alcançá-las.  
           
Na Bíblia  está escrito para darmos graças por tudo, por piores situações que estamos passando (1 Tessalonicenses 5:18). Em Romanos 8:36 está escrito que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. E em Tiago 1:2-3: "Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. "

 Não importa agora se o que está passando é fruto ou não do que foi feito anteriormente. O que importa são as atitudes que está tomando neste momento. Não desanime. Não perca a fé. Não desista. Ainda há tempo de reverter a situação. Não esqueça que Deus está no controle de tudo e tenha sempre em mente que por pior dificuldade que estamos passando, estes momentos são para nós oportunidades para nos fortalecermos enquanto pessoas e filhos de Deus.

Escreverei mais artigos com exemplos de atitudes vitoriosas em situações adversas dentro em breve. Espero que  algumas destas situações sejam um refrigério para sua vida e ânimo neste momento de adversidades.

Nenhum comentário: