Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Como saberemos se o que acontece conosco é colheita do que fizemos?

            Em Gálatas 6:3-6 está escrito:"Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Cada um examine os próprios atos, e então poderá orgulhar-se de si mesmo, sem se comparar com ninguém, pois cada um deverá levar a própria carga. ... Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." Este trecho revela claramente que o que semeamos colheremos. Mas só saberemos se o que estamos passando naquele exato momento é consequência do que semeamos se nos observamos diariamente.
            Este é o nosso maior problema. Nós não temos o hábito de nos observarmos. Eu, pelo menos não tinha e, mesmo procurando prestar mais atenção, ainda cometo meus deslizes. Várias vezes já aconteceu comigo de estar indo para algum lugar e só ter percebido quando cheguei lá. Como se tivesse ficado no "piloto automático", peguei meu carro, dirigi pelas ruas de minha cidade e quando cheguei, nem sequer me lembrei se parei nos semáforos que estavam fechados ou não. Já aconteceu de pessoas me perguntarem porque  não as cumprimentei quando passei por elas, mas nem sequer as vi. E, por várias vezes, minha esposa reclamou que não ouvia o que ela pedia, pois não me lembrava realmente que ela havia falado comigo. 
            Um filme que me cairia muito bem é "Click", onde o personagem principal, representado pelo ator Adam Sandler, é um homem que compra um controle remoto de última geração que acaba tomando o controle de sua própria vida. Este filme é uma comédia, mas me vi claramente como o personagem, principalmente quando ele começou a perceber que tudo o que fez foi ter ficado no piloto automático em grande parte de sua vida e só teve alguns momentos de lucidez em que percebeu que seu casamento havia acabado, seus filhos cresceram e quase perdeu a sua própria vida. Se não assistiram, recomendo. É ótimo este filme, principalmente o seu final.  
           Você já parou para observar como você trata as pessoas ao seu redor ou já teve a coragem de perguntar como elas te viam? Quando não observamos nossas atitudes geralmente tratamos bem quem não conhecemos direito, mas tratamos mal os que estão mais próximos. Isto é natural, pois quando estamos conhecendo alguém, estamos mais atentos conosco e temos a tendência de mostrar as nossas qualidades, procurando mascarar nossos defeitos, já que desejamos que tenham uma boa impressão a nosso respeito. Quando as pessoas já nos conhecem o suficiente e percebemos que conquistamos a sua amizade e confiança, ficamos mais relaxados e começamos a nos mostrar como realmente somos, com qualidades e defeitos.
           É por isso que temos que aproveitar todas as oportunidades de fazer o bem às pessoas, principalmente àquelas que estão mais próximas de nós. É muito triste quando percebemos que fomos educados com estranhos, mas estúpidos e ignorantes com nossos conjuges, filhos, pais e amigos. Quando procuramos fazer o bem às pessoas, estamos plantando sementes de bondade, amor e respeito. Com certeza será este fruto que iremos colher. A lei da semeadura serve para todos os aspectos de nossa vida: profissional, financeiro, saúde física, mental, espiritual.
          Temos que estar sempre atentos com nossas atitudes em nosso trabalho, se queremos ter uma carreira promissora, semeando com honestidade, respeitando nossos superiores e colegas de trabalho, e realizando-o da melhor forma possível, procurando a qualificação e o aperfeiçoamento constante, para colhermos os frutos do sucesso profissional.  Se queremos a estabilidade financeira, devemos semeá-la cuidando de nossos gastos, não deixando de separar uma parte para uma eventualidade, pagando os impostos de forma correta e, principalmente para pagar o dízimo de Deus, a parte de nosso salário que separamos em agradecimento a tudo que Ele já nos deu. Aliás, ele deve ser o primeiro a ser separado, pois é  Deus quem abre as portas de um novo emprego e de uma promoção. Para quem deseja saúde física, é necessário semear cuidando da alimentação, da higiene pessoal, realizando atividades físicas e o acompanhamento médico periódico. Quem quiser ter saúde mental, semeie seus pensamentos com boa leitura, com conversas agradáveis, procurando sempre ter bons pensamentos em mente. E quem quiser ter saúde espiritual, procure semeá-la com vigilância, oração e reflexão, lendo a Bíblia, mantendo contato com pessoas que tem fé em Deus, porque seus testemunhos nos dão alento e conforto quando passarmos pelas mesmas difuldades que eles já passaram e alcançaram a vitória.

Mas nós não estamos sozinhos nesta árdua tarefa de auto-observação e semeadura. Deus é quem efetua em nós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade (Filipenses 2:13). Além disso, temos um ajudador, um defensor, nosso Paráclito, que nos convence do pecado, da justiça e do juízo, que nos preenche de sabedoria e nos dá o discernimento e diversos dons para sermos testemunhas de Cristo onde estivermos (Atos 1:8). Ele é o Espírito Santo de Deus. Basta pedirmos a Deus que o receberemos conforme consta nas Escrituras em Lucas 11:13. E Jesus é tão maravilhoso que recebemos o Espírito Santo na medida em que desejamos (Ezequiel 47,2-4). Quanto mais pedirmos, mais receberemos. E quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5,22). Basta mantermos a fé, não desistirmos, que no momento certo seremos recompensados.

Nenhum comentário: