Aos seguidores deste blog

Para aqueles que continuaram me seguindo, quero agradecer a sua fidelidade, por continuarem seguindo este blog, mesmo no período em que não o estava atualizando.
Para aqueles que começarem a me seguir. Sejam bem-vindos. Espero que sintam o mesmo que eu quando escrevo. Uma paz tremenda. A paz de saber que o que estou fazendo não é por mim mesmo. Não é por minha capacidade. É por obediência, nada mais.
Se estou escrevendo é para demonstrar o amor que Jesus sente por nós. Um amor que supera qualquer compreensão. Não dá para compreender que uma pessoa que não conhecíamos pudesse entregar sua vida por nós. Só um louco como Jesus para fazer isso. O seu amor é loucura para este mundo. A cruz é loucura para aqueles que não o conhecem. E a ressurreição é vitória para aqueles que crêem nele.
Que Deus te abençoe e te guarde. Que Seus olhos se voltem na tua direção. Que Seus ouvidos ouçam teus clamores. Que Seu braço se estenda diante de ti e te dê a paz.

sábado, 21 de maio de 2011

Em tudo dai graças

Está escrito: Estejam sempre alegres, orem sempre e sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus. (Efésios 5.16-18)
Parece difícil cumprirmos esta ordem atualmente. Ela é bem direta e nos revela que devemos agradecer a Deus em todos os momentos de nossas vidas. Mas há momentos em que questionamos esta ordem. Perguntamos, como dar graças se nós ou alguém que amamos está uma doença grave, incurável? Como dar graças, se perdemos o emprego? Como dar graças, se nossa família foi destruída? Como dar graças, com tanta criminalidade? Como dar graças, se perdemos tudo o que tínhamos numa enchente, num temporal? Como dar graças, se estamos com nossos filhos viciados em drogas? Como dar graças, se perdemos alguém que amamos, que teve a vida ceifada de forma inesperada?

Realmente é difícil dar graças quando avaliamos nossa vida apenas pelo momento em que passamos por determinada situação. Parece que não conseguimos olhar para outra direção a não ser para aquela dificuldade que estamos vivendo. Chegamos até a brigar com Deus, dizendo que é exigir demais obedecer a Ele nesta situação. E Ele mostra que é misericordioso e compreensivo conosco. Ele compreende o nosso momento de dor. Nosso momento de perda. Está escrito: Tudo neste mundo tem o seu tempo; cada coisa tem a sua ocasião. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar; tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de construir. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar; tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar. Há tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. (Eclesiastes 3.1-6)  

Como Ele é maravilhoso. Ele permite que tenhamos um momento para cada ocasião. Não precisamos ser "espirituais" ou ficarmos racionalizando o problemaO que precisamos é viver aquele momento de perda, sem termos vergonha de nos sentirmos humanos. Deus compreende que não somos super-heróis. Ele sabe que temos nossas limitações e fraquezas. E Ele sempre nos ajuda, porque, como o tempo nunca pára, também temos que continuar vivendo. Deus tem o poder de fazer novas todas as coisas. Se Ele pode fazer isso, é desejo Dele que nossos olhos estejam voltados para o presente e para o futuro. Podemos olhar para o que passou, como um aprendizado, como crescimento. Aproveitar o que ficou de bom e abandonar o que ficou de ruim. E ficarmos gratos, principalmente, por continuarmos vivos. Enquanto estamos vivos há ainda a esperança. 

Enquanto estamos vivos, tudo pode ser revertido. Não conhecem a história de Jó? Se não conhecem leiam sua história na Bíblia. Jó foi um homem muito amado por Deus. Deus o conhecia tanto que aceitou o desafio do diabo para tirar tudo o que Jó tinha. Jó era um homem próspero, mas em poucos dias perdeu tudo: filhos, bens, saúde. A única coisa que ficou em sua vida foi sua mulher, que vivia dizendo para ele amaldiçoar a Deus, e seus "amigos", que diziam que tudo que estava acontecendo era por culpa dele. Jó continuava fiel a Deus e dizia: Se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as desgraças? Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus. (Jó 2.10)  

Mas Deus permitiu tudo aquilo que ele passou para que tivesse uma maior intimidade com nosso Pai e Criador. No capítulo 42, Jó respondeu: Eu reconheço, ó Deus Eterno, que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. (Jó 42,2-6) 

Sabe como terminou a vida de Jó? Desta forma: O Deus Eterno abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. Também foi pai de sete filhos e três filhas. (Jó 42.12-13) Se Deus foi capaz de abençoar a vida de Jó restaurando tudo o que ele havia perdido e lhe dando muito mais do que perdeu, também é capaz de fazer isto conosco. O que temos que fazer é aprender que um coração grato é que realmente é o que Deus abençoa.

Que nós aprendamos a ter um coração grato, capaz de reconhecer as bençãos de Deus, mesmo nos momentos de pior dificuldade. Pois sabemos que Ele não é homem para mentir nem filho do homem para que se arrependa. Se Ele permitiu que algo de mal nos acontecesse, foi para que conheçamos o seu amor por nós. Lá na frente compreenderemos e agradeceremos este momento difícil que estamos passando. Creia e verá.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, filho unigênito do Pai, que morreu por nós na cruz para nossa libertação. Gloria a nosso Pai e Criador, que sabe muito mais do que o que pensamos ou imaginamos.  


Nenhum comentário: